Pessando assim, no ano de 2010 realizei um projeto chamado PRATICANDO MATEMÁTICA na Escola Aurino de Nery Souza na cidade de Apuarema.
I PRATICANDO MATEMÁTICA 2010
ESCOLA MUNICIPAL AURINO NERY DE SOUZA
OBJETIVO: O I Praticando Matemática objetiva o uso da matemática de forma lúdica e, não menos, comprometida com a aprendizagem de conceitos lógicos e usuais do cotidiano.
Regras de organização.
- O Praticando matemática é aberto aos alunos do ensino fundamental da Escola Municipal Aurino Nery de Souza.
- Serão organizadas equipes por nível de educação, assim distribuídas:
· Alunos do ensino fundamental: Matutino, 6 equipes; Vespertino, 6 equipes; Noturno, 4 equipes.
- As equipes deverão organizar-se. Por isso, devem selecionar e apresentar: nome, grito de guerra e um aluno como líder.
- Cada equipe terá um professor como representante.
- Será formada uma comissão julgadora composta por três professores, o coordenador pedagógico e a diretora. Os atos dessa comissão serão acompanhados pelo coordenador do evento e o representante de cada equipe.
Das tarefas e pontuação
- As tarefas serão divulgadas com antecedência, porém, algumas tarefas serão apresentadas na data das atividades.
- A cada tarefa desempenhada será atribuído um peso, que quando necessário, a comissão julgadora emitirá um resultado;
- A pontuação será cumulativa a cada jogo. Sendo o resultado definido ao final de toda a competição.
- O ponto só será computado para cada equipe, caso tenha obedecido a todos os quesitos exigidos pela prova.
- Cada tarefa terá regras específicas a serem divulgadas antes da execução.
· Antes da execução, será divulgado o valor da prova.
- A não execução de uma tarefa implicará em repasse da pontuação (da equipe desistente) para as demais equipes participantes. Assim sendo, cada equipe receberá a pontuação pré-determinada da prova.
Penalidades
- Perderá ponto a equipe:
- Que não cumprir com as regras estabelecidas antes e durante a execução das provas;
- Que agredir de alguma forma o componente de outra equipe;
- Cujo componente causar tumultos ou praticar atos que inviabilizem os andamentos dos trabalhos;
¨ Esses dois casos serão levados à comissão julgadora, que após emitir um parecer será aplicada a referida penalidade ou até desclassificação do componente ou até mesmo da equipe.
Resultados
§ A participação dos alunos estará sendo avaliada, como nota de uma das atividades somatórias da III unidade, na matéria de Matemática.
§ Do 1º ao 6º colocado terá nota única.
§ Nesse caso,
§ A competição vale 4,0 (quatro pontos ) como nota parcial de uma somatória da III unidade.
§ 1º, 2º e 3º colocados receberão uma taça simbólica de campeões.
Será a seguinte distribuição de notas:
§ Todos os alunos que participarem com empenho (atestado por professores) terão direito a 4,0 pontos, mas para isso, é necessário adquirir 50% da segunda nota somatória da unidade.
Será seguida a seguinte tabela de notas:
Segunda nota somatória
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Nota da Competição
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De 3 pontos acima
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4,0
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De 2 à 2,9 pontos
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3,5
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De 1 à 1,9 pontos
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3,0
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Abaixo de 1 ponto
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2,5
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ATIVIDADES
Ensino Fundamental (5ª a 8ª)
COMPETIÇÃO
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HORÁRIO
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Percepção de peso, medida e volume.
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Jogo da Memória I (bolinhas)
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Jogo das Apostas
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Jogo da Memória II (tabuleiro)
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Torneio de Dominó
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Torre de Hanói
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Jogo das Operações
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Tangran
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Campeonato de Dama
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Perguntas e Respostas
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Resta Um Tradicional
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Conecte 4
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Dados das Competições
* Percepção de peso, medida e volume.
QP: 9 por equipe, sendo 3 para percepção de peso, 3 para medida e 3 para volume.
VP: 100 pontos por acerto aproximado.
OBS: A equipe terá 100 pontos extras se acertar exatamente o peso, a medida ou o volume.
* Jogo da Memória I. (bolinhas ou objetos)
QP: 1 por equipe
VP: 30 pontos por cada acerto.
* Campeonato de Dama.
QP: 1 por equipe
VP: 100 pontos para o campeão, 50 para o vice e 10 pontos para as demais equipes.
* Jogo da Memória II. (tabuleiro)
QP: 1 por equipe
VP: 20 pontos por acerto
*Torneio de Dominó.
QP: 1 dupla por equipe.
VP: 100 pontos para o campeão, 50 para o vice e 10 pontos para as demais equipes.
* Torre de Hanói. (4 discos).
QP: 1 por equipe
VP: 140 pontos.
Obs.: Após os 15 movimentos permitidos a equipe perderá 20 pontos a cada novo movimento.
* Jogo das Operações
QP: 10 por equipe
VP: 20 pontos por acerto.
* Tangran
QP: 3 por equipe
VP: 50 por acerto
* Perguntas e Respostas
QP: 3 por equipe
VP: 50 por acerto
* Resta Um tradicional
QP: 1 por equipe
VP:
* Conecte 4 (campeonato)
QP: 1 por equipe
VP: 100 pontos para o 1º lugar, 50 para o 2º e 10 pontos para as demais equipes.
* Jogo das apostas.
QP: Toda equipe
.VP: 200 pontos para o 1º lugar, 150 pra o 2º e 20
Pontos para as demais equipes.
TAREFAS EXTRAS
1. Criar uma parodia só com conceitos matemáticos;
2. Confeccionar 1 (um) jogo completo de dama. ( será julgado a criatividade do material utilizado e a funcionalidade do jogo. Os tabuleiros serão usados nos jogos.);
Obs.: Entrega do tabuleiro de Damas: dia __________________
3. Desafios relâmpagos.
4. Provas surpresas.
I PRATICANDO MATEMÁTICA DA ESCOLA AURINO NERY DE SOUZA-2010
QUADRO GERAL DE PONTUAÇÃO
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EQUIPE 1
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EQUIPE 2
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EQUIPE 3
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EQUIPE 4
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EQUIPE 5
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EQUIPE 6
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PROVA
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VALOR
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TOTAL
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Já participei de Gincanas como essa e posso garantir que funciona, além de possibilitar o trabalho em equipe e o desenvolvimento da criatividade dos alunos. Parabéns pela iniciativa.
ResponderExcluirQue legal seria se as escolas desenvolvessem um projeto desse tipo: mais dinâmico, mais interativo. Com certeza os alunos aprendem se divertindo. E olha que também estimula a interpretação de textos. Parabéns.
ResponderExcluirTrabalhar matemática com gincana é muito interessante e desenvolve a criatividade e o raciocínio dos alunos, além de acabar com o mito que a matemática é um "bicho papão". Parabéns.
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